
Cazuza
MPB
https://www.instagram.com/cazuza.oficial/
https://x.com/i/flow/login?redirect_after_log
Originais
1
Versões
1
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Joãozinho
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Agenor de Miranda Araújo Neto OMC, (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1958 – Rio de Janeiro, 7 de julho de 1990), mais conhecido como Cazuza, foi um cantor, compositor e músico brasileiro.
Inicialmente conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, na qual fez bem-sucedida parceria com Frejat, posteriormente seguiu carreira solo, sendo aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira.
Exagerado, primeiro álbum do artista fora do Barão Vermelho, foi lançado em novembro de 1985. Dois anos depois, em 1987, Cazuza lançou Só Se For a Dois. Entre 1988 e 1989, o cantor lançou outros dois álbuns, O Tempo Não Para (1988) e Burguesia (1989) — este último gravado por Cazuza já debilitado, em decorrência do vírus HIV, descoberto no mesmo ano em que o disco foi lançado.
Em 1989 revelou ser soropositivo, termo usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da AIDS. Nos últimos períodos em vida, Cazuza fez um segundo tratamento em Boston e retornou ao Rio de Janeiro. Morreu em 1990, aos 32 anos, no seu apartamento em Ipanema. Também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo assumido em entrevistas sua bissexualidade.
== Biografia ==
Filho da filantropa Lucinha Araújo (n. 1936) e do produtor musical João Araújo (1935–2013), Cazuza recebeu o apelido mesmo antes do nascimento.