Trio Irakitan
Bossa Nova
Originais
0
Versões
9
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Joãozinho
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
O Trio Irakitan foi um conjunto vocal e instrumental brasileiro criado em 1950, por Edison Reis de França, o Edinho; Paulo Gilvan Duarte Bezerril e João Manoel de Araújo Costa Netto, o Joãozinho.
O nome inicial era "Trio Muirakitan", escolhido por Luís da Câmara Cascudo, cujo significado em tupi-guarani é “pedra verde", em forma de sapo, muito encontrada nos rios da Amazônia. Como já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo rebatizou o grupo com o neologismo Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa “mel verde", ou, numa linguagem poética, "doce esperança".
Em 1965, Edinho cometeu suicídio, logo após matar a namorada. Diante da tragédia, os outros integrantes suspenderam as atividades musicais.
Dois anos depois, Antônio Santos Cunha, o Tony, foi convidado para ingressar no trio. Tony, que era maestro, estreou no Irakitan com o disco "A volta", lançado em 1967, pela Odeon, em que interpretaram boleros como "Ébrio de amor" e "Malagueña". Em, 1968 gravaram um compacto duplo com as canções "Quando saí de Cuba", "Embolada da mentira", "Vida bacana" e "Pega a voga cabeludo", esta última, composição do tropicalista Gilberto Gil. Tony gravou e viajou com trio pelos anos seguintes, sendo responsável por todos os arranjos do disco "Eternamente", gravado pela RCA em 1976.
Na década de 1980, retornaram com nova formação: Paulo Gilvan, Joãozinho e Edil.
Faça login ou cadastre-se para cadastrar uma versão musical!
Entrar