Lucio Dalla
Jazz
Originais
2
Versões
0
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
TiaDoBatman
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Lucio Dalla (Bolonha, 4 de março de 1943 — Montreux, 1 de março de 2012) foi um cantor e compositor italiano.
Era também tecladista e clarinetista, sendo um dos mais célebres cantautores italianos, considerando que sua carreira ultrapassou 50 anos de atividade artística.
Na busca constante de novos estímulos e horizontes, mergulhou em vários gêneros musicais, colaborando e duelando com muitos artistas de renome nacional e internacional. Inicialmente autor apenas da música, ele também se descobriu em uma fase madura como letrista e autor de suas letras. Ao longo de sua carreira, que chega a cinquenta anos de atividade, sempre tocou piano, saxofone e clarinete ., instrumentos, estes dois últimos, praticados por ele desde muito jovem.
== Carreira ==
Começou em Roma como clarinetista e pianista num grupo de jazz, os Flippers com Fabrizio Zampa e Massimo Catalano, gravando com Edoardo Vianello I Watussi (1963). O cantor Gino Paoli o incentivou a começar uma carreira solo, assim ele assina contrato pela RCA, seu primeiro álbum, 1999, com canções como Tutto il male del mondo, não apareceria até 1967. Em seguida, seguiu-se o álbum Terra di Gaibola (Il fiume e la città, Orfeo bianco, Non sono matto e Africa) e encerra a sua primeira etapa com Storie di casa mia.
Ele inicia uma nova linha musical junto com o poeta bolonhês Roberto Roversi, uma colaboração que duraria quatro anos e três álbuns, com sucessos de vendas como Automobili. Após o período com Roversi, Dalla passou a trabalhar sozinho, como compositor, letrista, arranjador e músico principal em todas as suas obras, ainda que bem acompanhado por um grupo de músicos bolonheses, como os guitarristas Jimmy Villotti e Ricky Portera.
Faça login ou cadastre-se para cadastrar uma versão musical!
Entrar