Ary Barroso
MPB
Originais
0
Versões
1
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Bárbara Magna
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Ary Evangelista Barroso OONM (Ubá, 7 de novembro de 1903 — Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1964) foi um renomado compositor brasileiro de música popular. Ele se tornou famoso por seus sambas, especialmente por "Aquarela do Brasil", considerada uma expressão emblemática do chamado "samba-exaltação". Barroso também foi o primeiro brasileiro indicado ao Oscar, pela música "Rio de Janeiro", do filme Brasil (1944).
Teve muitas de suas canções levadas ao cinema, interpretadas por uma diversidade de artistas, de Frank Sinatra a Carmen Miranda. Esta última gravou 30 músicas dele, o que o torna o compositor com mais composições interpretadas por ela.
== Biografia ==
Filho do deputado estadual e promotor público João Evangelista Barroso e de Angelina de Resende, perdeu os pais aos 6 anos e foi criado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende, e pela tia, que o ensinou a tocar piano.
Realizou seus estudos na Escola Pública Guido Solero, no Externato Mineiro do professor Cícero Galindo, e em ginásios de Viçosa, Leopoldina e Cataguases. Estudou teoria, solfejo e piano com sua tia Ritinha. Aos 12 anos, já trabalhava como pianista auxiliar no Cinema Ideal, em Ubá, e aos 13, foi caixeiro na loja "A Brasileira". Com 15 anos, compôs sua primeira música, um cateretê intitulado "De longe".
Faça login ou cadastre-se para cadastrar uma versão musical!
Entrar