Sergio Endrigo
Pop
Originais
2
Versões
0
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Bárbara Magna
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Sergio Endrigo (Pula, 15 de junho de 1933 — Roma, 7 de setembro de 2005) foi um cantor e compositor italiano.
Nascido em Pula (Ístria) na atual Croácia, venceu como compositor o Festival de Sanremo de 1968 com a canção "Canzone per te", na voz dele e interpretada também pelo convidado Roberto Carlos. Nesse mesmo ano, representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção com a canção "Marianne". "Io che Amo Solo Te", gravada em 1962, é sua música mais famosa, contando com várias regravações. Durante sua carreira, ele trabalhou com escritores e poetas como Gianni Rodari, Pier Paolo Pasolini, Vinicius de Moraes e Giuseppe Ungaretti e com músicos como Toquinho e Luis Bacalov.
== Biografia ==
Sergio Endrigo nasceu de Romeo Endrigo e Claudia Smareglia, que vieram da família do compositor Antonio Smareglia. Quando a Pola italiana e toda a Ístria foram ocupadas pela Iugoslávia em 1947, a família teve que fugir e foi primeiro para Veneza, onde Endrigo comprou seu primeiro violão. Seguiram-se três anos de escolaridade numa escola num campo de refugiados para italianos expulsos da Ístria em Brindisi.
Para ajudar financeiramente a mãe, interrompeu os estudos secundários e começou a trabalhar (entre outras coisas também como porteiro no Hotel Excelsior e como mensageiro no Festival de Cinema de Veneza); nesse período começou também a tocar violão.
== Carreira ==
Depois de completar seus estudos, ele retornou a Veneza.
Músicas Originais
Versões Musicais
Seja o(a) primeiro(a) a cadastrar uma versão.
Cadastrar Versão