Nelson Ned
MPB
Originais
5
Versões
5
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Joãozinho
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Nelson Ned d'Ávila Pinto (Ubá, 2 de março de 1947 – Cotia, 5 de janeiro de 2014) foi um cantor, compositor e escritor brasileiro.
Entre compactos, LPs e CDs, o artista vendeu cerca de 45 milhões de discos. Foi o primeiro latino a vender 1 milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett.
== Biografia ==
Nelson Ned nasceu em um casarão na Rua Coronel Júlio Soares, em Ubá, Minas Gerais, primogênito dos sete filhos de Nelson de Moura Pinto e Ned d´Ávila Pinto. Como quando criança não se desenvolvia, foi diagnosticado com desplasia espôndilo-epifisária, que o levou a ter apenas 1,12 metros de altura na fase adulta (algumas fontes mencionam que seriam 90 centímetros mas essa inconsistência provavelmente deve-se ao nome do seu primeiro LP, Um Show de 90 Centímetros) Seus seis irmãos nasceram sem esse distúrbio, e os três filhos de Nelson herdaram o nanismo.
Como seus pais gostavam de música, o jovem Nelson logo começou a cantar, ganhando um prêmio em uma rádio de Ubá aos 4 anos. Ao fim da década de 1950, sua mãe, dona Ned, havia passado num concurso da Coletoria Estadual de Minas Gerais, e se mudou com a família para a capital Belo Horizonte. Com apenas 12 anos, Nelson começou a trabalhar como secretário do gerente da fábrica da Lacta, e algum tempo depois sua carreira de cantor ganhava espaço em programas da TV Itacolomi, e as rádios Guarani, e Inconfidência.
Nos anos 60, começou a se apresentar e gravar discos. Seu primeiro disco, chamado Um Show de 90 centímetros, foi lançado em 1964.