Lana Bittencourt
MPB
music.apple.com/pt/artist/lana-bittencourt/33
https://www.instagram.com/lanabittencourtcant
Originais
0
Versões
1
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Joãozinho
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Irlan Figueiredo Passos (Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1932 – Petrópolis, 28 de agosto de 2023), mais conhecida como Lana Bittencourt, foi uma cantora e atriz brasileira.
== Biografia ==
Filha de um militar que também era poeta e compositor, Lana teve apoio da família para a carreira artística. Sua avó italiana, por exemplo, a incentivou a estudar canto lírico desde cedo.
Entrou na faculdade de Filosofia, mas acabou mudando para Letras pois sonhava em trabalhar no setor de biblioteconomia do Itamaraty. Enquanto isso, gravou um jingle composto por seu pai para uma firma de caminhões, o que a fez ser notada e a levou às primeiras experiências na Rádio Iracema, de Fortaleza, e na TV Jornal do Comércio, de Recife. Voltando ao Rio, tornou-se crooner da boate Meia-Noite do Copacabana Palace, cantando em vários idiomas. Ao mesmo tempo, atuava como freelancer em alguns programas da Rádio Tupi, até conseguir seu primeiro contrato com a Mayrink Veiga.
No início da década de 1950, gravou seu grande sucesso, Se todos fossem iguais a você, de Tom Jobim. O álbum Intimamente vendeu cerca de 350 mil cópias, e ela fez shows por todo o Brasil.
Em 1954, gravou seu primeiro disco, pela Todamérica.
Músicas Originais
Seja o(a) primeiro(a) a cadastrar uma original.
Cadastrar Original