
Joyce Moreno
MPB
https://www.instagram.com/joycemoreno.oficial
Originais
0
Versões
1
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Joãozinho
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Joyce Silveira Moreno (Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 1948) é uma cantora, compositora e instrumentista brasileira da MPB.
== Carreira ==
Os primeiros registros de seu trabalho como cantora datam de 1964, quando participou de gravação em estúdio do disco Sambacana, de Pacífico Mascarenhas. Quatro anos depois, lançou seu primeiro disco, Joyce, pela gravadora Philips, assinando sozinha a autoria de cinco das dez músicas do álbum, além de uma parceria com o músico Jards Macalé. Desde então produziu mais 45 discos e dois DVDs, compôs cerca de 400 músicas e foi quatro vezes indicada ao Grammy Latino. Suas marcas registradas, desde o início da carreira, são a linguagem feminina na primeira pessoa e a habilidade com seu instrumento, o violão.
Como compositora, Joyce Moreno tem músicas gravadas por grandes nomes da MPB, entre os quais figuram Elis Regina, Maria Bethânia, Gal Costa, Milton Nascimento, Edu Lobo e Elizeth Cardoso; e por artistas estrangeiros, como Annie Lennox, Omara Portuondo, Claus Ogerman, The Black Eyed Peas, Gerry Mulligan e Wallace Roney. Suas criações também fazem parte das trilhas dos filmes O Jogador, de Robert Altman, e Legalmente Loira, de Robert Luketic.Coração Selvagem, canção composta em parceria com a japonesa Yoko Kanno, é cantada por Joyce na trilha sonora do anime (desenho japonês) Wolf's Rain, e também foi lançada como parte da trilha sonora oficial da série.
== Sucesso no Brasil ==
No Brasil, tornou-se nacionalmente conhecida em 1967, um ano antes de lançar o primeiro disco, ao classificar a canção Me disseram no II Festival Internacional da Canção (RJ), mas o auge da popularidade foi entre o final da década de 1970 e o início da década de 1980, quando apresentou Clareana, uma música feita para as filhas, no Festival de Música Popular Brasileira da TV Globo. A canção obteve sucesso em todo o país e foi gravada no álbum Feminina, lançado naquele mesmo ano com um repertório em que também se destacaram a música título, Mistérios, Da Cor Brasileira e Essa Mulher. Na sequência, lançou uma série de trabalhos autorais gravados no Brasil e no exterior; álbuns dedicados às obras de Vinicius de Moraes, seu padrinho artístico, Tom Jobim, Elis Regina e Dorival Caymmi, para citar alguns; e discos em parceria com outros músicos.
== Carreira internacional ==
Ainda nos anos 80, começou a retomar sua presença no circuito internacional, uma marca de sua carreira nos anos 70, quando, substituindo o músico Toquinho, apresentou-se com o poeta Vinicius de Moraes em turnês pela América Latina e Europa.
Músicas Originais
Seja o(a) primeiro(a) a cadastrar uma original.
Cadastrar Original