Alexandre Pires
Pagode
Originais
1
Versões
6
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Tocar Playlist
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Ticiana Barros
Cadastrou esse(a) artista.
-
Josmadelmo Davi
Ajudou a manter tudo atualizado.
Perfil
Alexandre Pires do Nascimento (Uberlândia, 8 de janeiro de 1976) é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Em 1989, fundou o grupo de pagode romântico Só Pra Contrariar, o qual foi o vocalista principal até a sua saída no início dos anos 2000. Seu álbum de estreia como cantor solo intitulado Alexandre Pires / É Por Amor, foi lançado em 2001 e comercializado em ambas as línguas espanhol e português.
== Biografia e carreira ==
=== 1976–1998: Primeiros anos e Só Pra Contrariar ===
Nascido e criado em uma família humilde do interior mineiro, é filho dos músicos Maria Abadia e João Pires. Alexandre começou sua carreira musical em 1989, quando decidiu, ao lado de seu irmão Fernando, e do seu primo Juliano, montar o Só Pra Contrariar (SPC), nome dado em homenagem à canção do grupo Fundo de Quintal, que havia atingido grande popularidade em pouco tempo. Quando aprendeu a tocar cavaquinho, o samba "Só Pra Contrariar" do grupo Fundo de Quintal, Pires não imaginou o quanto essa canção seria importante para sua carreira.
O artista também reuniu alguns amigos próximos, em sua cidade natal, e começaram os ensaios, cada ensaio na casa de um amigo. A década de 1990 foi de extrema importância para o grupo, que viu suas vendas crescerem ao longo da década. Com o tempo, as apresentações informais em bares e boates de Uberlândia levaram o grupo a chamar atenção da indústria fonográfica, e assim gravaram o primeiro álbum em 1993, intitulado Que Se Chama Amor. Com as músicas "Que Se Chama Amor", "A Barata" e "Domingo" que estouraram nas paradas das rádios brasileiras, o grupo de pagode ganhou fama nacional, gravou mais seis álbuns de sucesso e alcançou a impressionante marca de três milhões de discos vendidos com um único trabalho e 10 milhões ao todo.
Músicas Originais
Essa tal Liberdade-2004 (Chico Roque – Paulo Sergio Valle)
Essa tal Liberdade-2004 Alexandre Pires(...