Nirvana
Rock Alternativo
Originais
4
Versões
0
- Página do Artista
- Cadastrar Original
- Cadastrar Versão
- Corrigir Artista
- Denunciar
-
Bárbara Magna
Cadastrou esse(a) artista.
Perfil
Nirvana (em sânscrito: निर्वाण nirvāṇa sa; Páli: nibbāna; Prácrito: ṇivvāṇa; literalmente, "apagado", como uma lâmpada a óleo) é um conceito nas Religiões indianas (Budismo, Hinduísmo, Jainismo e Siquismo), representando a extinção das paixões, que é o estado último de libertação soteriológica e a libertação do dukkha (sofrimento) e do saṃsāra, o ciclo de nascimento e renascimento.
Nas Religiões indianas, o nirvana é sinônimo de moksha e mukti. Todas as religiões indianas afirmam que o nirvana é um estado de quietude perfeita, liberdade, maior felicidade, bem como a libertação do apego e do sofrimento mundano e o fim do samsara, o ciclo da existência. No entanto, as tradições não budistas e budistas descrevem esses termos para a libertação de maneira diferente. Na Filosofia hindu, é a união ou a realização da identidade de Atman com Brahman, dependendo da tradição hindu.
No Jainismo, o nirvana também é o objetivo soteriológico, representando a libertação de uma alma do vínculo cármico e do samsara. No Budismo, o nirvana refere-se ao abandono dos dez grilhões, marcando o fim do renascimento ao extinguir as fogueiras que mantêm o processo de renascimento.
== Etimologia ==
As ideias de libertação espiritual, com o conceito de alma e Brahman, aparecem nos textos védicos e Upanishads, como no verso 4.4.6 da Brihadaranyaka Upanishad.
O termo nirvana, no sentido soteriológico de "apagado, extinto", estado de libertação, aparece em muitos lugares nos Vedas e ainda mais no Bhagavata Purana pós-budista, no entanto, a opinião popular não credita aos Vedas ou aos Upanishads. Collins afirma: "os budistas parecem ter sido os primeiros a chamá-lo de nirvana".
Playlist
Nirvana
Update Required
To play the media you will need to either update your browser to a recent version or update your Flash plugin.